top of page

Leites vegetais: conheça as vantagens

Atualizado: 2 de out. de 2018

Você já ouviu falar em leites vegetais? Além de serem uma opção para quem tem alergia, intolerância a lactose ou quer substituir o leite de vaca, são bebidas feitas a partir de sementes, grãos e cereais. Uma opção saudável, natural, sem aditivos químicos nem conservantes.



Confira 5 tipos de leite vegetal e suas maiores vantagens:

1 - Amêndoas e amendoim: auxiliam no intestino preso e na redução dos

níveis de colesterol-LDL. Fonte de proteínas, gorduras boas, vitamina E (antioxidante), complexo B, ferro, cálcio e magnésio.


2 - Arroz: é um poderoso desintoxicante do organismo. Fonte de amido, fibras e vitamina do complexo B.


3 - Aveia: possui alto teor de beta-glucana (fibra solúvel) que aumenta a saciedade, melhora o funcionamento digestivo e o peristaltismo (movimento) intestinal. Fonte de cálcio, ferro, magnésio e vitaminas do complexo B.


4 - Castanha do Brasil/Pará/Caju: excelente fonte de selênio, poderoso antioxidante que elimina as impurezas do organismo. Alto teor de vitamina E e complexo B, rica em gorduras boas.


5 - Coco: fortalece o sistema imunológico, possui propriedades antioxidantes, antibacterianas, antifúngicas e antivirais. Fonte de gorduras monoinsaturadas, termogênicas, de rápida digestão, que promovem o aumento do gasto calórico e auxiliam na perda de peso.


Como fazer o leite vegetal em casa?

Agora que você já conhece as vantagens dos leites vegetais, que tal aprender a fazer o seu próprio leite em casa? A receita é fácil, confira:


1 - Escolha o ingrediente base (amendoim, arroz, aveia, castanha, coco...)

2 - Deixe o ingrediente de molho em água por no mínimo 8 horas.

3 - Após deixar de molho, escorra a água e lave o ingrediente 3 vezes com água limpa.

4 - Em seguida, bata no liquidificador com água limpa na proporção de 1 copo do ingrediente para 2 copos de água (você pode variar a proporção dependendo da consistência desejada, mais líquido ou mais pastoso).

5 - Coar em coador ou em pano tipo voal.

6 - Após coado, basta guardar em recipiente de vidro e levar à geladeira para melhor conservação (por até 2 dias).


Viu como é simples?




Para dar ainda mais sabor, você pode servi-lo aquecido com canela e mel puro orgânico ou também na versão de chocolate quente.





A dica foi elaborada pela nossa nutricionista Mônica Oss-Emer - CRN 10 6014




bottom of page